Comunicado da AEESDICA

A todos os alunos e restantes elementos da comunidade educativa da ESDICA,

O presente comunicado é um compilado das informações dos presidentes dos órgãos sociais dirigentes da Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Inês de Castro.

Mesa da Assembleia Geral (MAG):

Escrevo na primeira pessoa, como presidente da MAG e como aluno, mas acima de tudo como cidadão consciente do estado atual do nosso país. O nosso objetivo com este comunicado é sermos o mais transparentes e honestos com os alunos. Assim, admito que, na minha opinião, não vamos conseguir concretizar todas as nossas medidas. Sabemos que admitir fracassos não é algo que caia nas boas graças de muita gente, mas neste momento é o caminho mais honroso a seguir.

Quando as aulas recomeçarem a MAG irá agendar uma Assembleia Geral de urgência para que os alunos decidam o nosso plano de atividades, hierarquizando as medidas, decidindo assim o que lhes é preferível. A representação dos alunos neste período continua assegurada. Deste modo, caso tenham alguma dúvida a colocar ou proposta a fazer, queiram fazê-las chegar até nós. Faremos de tudo para que a vossa vontade se sobreponha à nossa. Nenhum capricho da nossa parte limitará aquilo que os alunos querem que façamos.

Direção:

Os tempos que se avizinham não serão fáceis. A escalada progressiva do número de casos de infetados em Portugal não evidencia alguma abrandamento. Aliás, só demonstra, cada vez mais, um acréscimo superior de dia para dia, algo que já levou o Presidente da República a declarar o Estado de Emergência em Território Nacional. Os dados diários sobre o COVID-19 em Portugal estão em constante análise e discussão entre matemáticos, cientistas, investigadores, que juntos tentam prever e antecipar o pico da pandemia em Portugal, um pico que infelizmente está previsto para breve, o que significa que não tão cedo as nossas vidas irão voltar ao normal.

Posto isto, enquanto Presidente da Direção da AEESDICA, órgão representativo de todos os alunos da ESDICA, cabe fazer o seguinte comunicado.

A AEESDICA (órgãos sociais, departamentos, comissão e conselho estratégico) está ciente que a situação em que nos encontramos irá ter um enorme impacto no nosso mandato. As medidas que estavam previstas concluir até ao término do ano letivo estão postas em causa, pois muitas das fontes de rendimento futuras foram canceladas; e ainda, as atividades programadas também foram canceladas não sabendo se existirá tempo disponibilidade para as realizar, uma vez que, no futuro, o sistema educativo irá sofrer mudanças e terá que passar por muitos obstáculos.

Assim, para fazer frente a toda este impasse que estamos a observar, tomo as seguintes decisões, em conjunto com os presidentes dos restantes órgãos sociais (Presidente da Assembleia Geral e Presidente do Conselho Fiscal):

1. Quando todas as atividades letivas forem retomadas, irá se realizar uma Assembleia Geral extraordinária para a votação das medidas que os alunos têm como preferência ver realizadas, visto que será difícil cumprir todas aquelas que constam no nosso mandato.

2. Iremos efetuar uma mudança estratégica e financeira, o que significa que o dinheiro existente, mal comecem as aulas, será investido eficientemente, abandonando o programa de poupança levado a cabo até agora.

3. Apesar de não fazer parte dos legados das AE’s anteriores iremos apostar em eventos de angariação de fundos no 3° período cumprindo o máximo daquilo a que nos propusemos.

Para finalizar gostaria de esclarecer determinados assuntos:

1. O baile de Gala à data não está posto em causa. Contudo, caso seja necessário, existe já uma nova data ponderada.

2. Sabemos que a viagem de finalistas da empresa Xtravel, apesar de ter sido adiada, se recusa à devolução do dinheiro. Assim, para lutarmos pelos direitos do consumidor iremos proceder a uma sondagem do número de alunos na situação, continuando a cooperar com uma advogada que nos tem acompanhado desde o início.

Conselho Fiscal:

Consideramos essencial rever o plano de atividades, hierarquizando os nossos objetivos para que possamos alocar da forma mais eficiente os nossos recursos, dada a nossa situação financeira atual que em muito foi afetada pelo surto que nos parou.

Demonstramos ainda o nosso apoio a qualquer solução que tenha como objetivo fazer incluir a opinião dos alunos, neste processo, e que esquematizem alternativas para poder ultrapassar as nada prazerosas consequências futuras que nos esperam. O Conselho Fiscal considera que cessar as atividades da AE antes da obrigatoriedade foi resultado de uma antecipação cautelosa e responsável do que nos esperava.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Leandro Ferreira Matias

O Presidente da Direção, José Miguel Delgado Mendes