Eco-Escolas

O Programa Eco-escolas é um projeto educativo internacional promovido pela organização não governamental europeia Fundação para a Educação Ambiental e apoiado pela Comissão Europeia. O programa, destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, mas aberto a todos os graus de ensino, do pré-escolar às universidades, pretende reconhecer e estimular as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

Acompanhando o ritmo das restantes escolas do agrupamento e com o incentivo da sua Associação de Estudantes, a escola secundária D. Inês de Castro ingressou nesta iniciativa, comprometendo-se com a pro-atividade necessária à mudança ambiental. Neste sentido, começámos o nosso trabalho com a inauguração da máquina de refill de garrafas de água, no passado dia 23 de novembro, para diminuir o uso de garrafas de plástico. Comprometida com a problemática da sustentabilidade ambiental e ciente de que a escola é um espaço privilegiado da educação para a cidadania, toda a comunidade escolar abraçou este projeto, envolvendo-se em iniciativas/ações em curso. Neste espírito “verde” destacamos uma ação de sensibilização dinamizada pela Câmara Municipal de Alcobaça e a participação da escola nos concursos “Separa e Ganha Azul” e “Separa e Ganha Amarelo”. Esperamos que mais ações e mais ideias sustentáveis surjam e, neste sentido, contamos com a iniciativa e colaboração de toda a comunidade escolar.

Semana Política

Com o intuito de consciencializar os alunos para a importância da política, de forma a combater o crescente desinteresse dos jovens pela mesma, a Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Inês Castro decidiu organizar a Semana Política com diversas atividades e palestras esclarecedoras, que se realizou de 2 a 6 de dezembro.

Esta iniciativa iniciou-se na segunda-feira com uma conferência intitulada de Um Olhar Sobre a Política, contando com a presença do ex-deputado do PCP, Miguel Tiago, do deputado do PS, João Paulo Pedrosa, e da deputada do PSD, Margarida Balseiro Lopes. Os convidados falaram sobre a sua experiência pessoal, as divergências ideológicas e temas diversos da atualidade.

Na terça-feira, o auditório foi palco para um debate entre alunos e a Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins. A atividade moderada pelo professor Paulo Silva contou com o apoio da Biblioteca Escolar e funcionou como o primeiro de uma série de debates com figuras de relevância nacional, organizado pela Sociedade de Debates da ESDICA, ainda em processo de formação. O debate centrou-se maioritariamente no programa eleitoral do BE, o qual demonstrou que o desinteresse político não é universal a todos.

O debate das Juventudes Partidárias, que se concretizou na quarta-feira, contou com a presença dos dirigentes das estruturas concelhias da Juventude Socialista, Diogo Ramalho, e da Juventude Social Democrata, Marcelo Gil, sendo o debate moderado pelo professor Paulo Silva. Aqui deu-se espaço para os jovens políticos desenvolverem as suas ideias e mostrarem que a ação política não deve escolher idades. Falou-se essencialmente da importância das juventudes partidárias e da necessidade do sistema político se reaproximar dos mais jovens.

Quinta-feira, foi dia de receber o Professor Doutor de Ciência Política da Universidade da Beira Interior, Bruno Ferreira Costa. Em estilo conversa, falou-se da visão científica e analítica da política e da forma como afeta as nossas vidas.

No último dia, encerrou-se a semana temática com a presença da Presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, falando de temas regionais que nos afetam diariamente, tal como a diferença entre os diversos poderes autárquicos e a sua atuação na prática.