Serviços de Psicologia e Orientação

O QUE SOMOS?

Os Serviços de Psicologia e Orientação, abreviadamente designado por SPO, constituem uma unidade de apoio educativo orientada para avaliar e intervir em situações problemáticas relacionadas com o desenvolvimento pessoal, o comportamento e as aprendizagens de crianças e jovens.


Atribuições dos SPO:


Avaliação e Apoio Psicopedagógico:

  • Identificação/Avaliação de Dificuldades de Aprendizagem (Gerais e Específicas) de forma a despistar áreas em défice/problemas de aprendizagem.
  • Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem (Gerais e Específicas), através da promoção de métodos e competências de estudo e estimulação cognitiva, com o intuito de aumentar o rendimento e motivação escolar.


Orientação Escolar e Profissional, de forma a promover o autoconhecimento do aluno no que respeita a interesses, aptidões/competências e valores, de forma a facilitar a sua escolha vocacional/profissional. Sessões em grupo (informação sobre o sistema educativo português, índice de profissões e diferentes percursos formativos) e individuais (recurso a testes psicotécnicos de interesses e competências).

 

Apoio Psicológico:

  • Promoção de competências pessoais e sociais;
  • Estimulação cognitiva;
  • Promoção de um maior ajustamento emocional;
  • Promoção da motivação escolar;
  • Intervenção psicológica sobre problemáticas específicas.

 

Desenvolvimento de Projetos de Prevenção do Absentismo, Insucesso e Abandono Escolar.

 

Desenvolvimento do sistema de relações da Comunidade Educativa:

  • Articulação com a Escola (colaboração em projetos desenvolvidos pela comunidade educativa na área da saúde, entre outras);
  • Articulação com estruturas da comunidade (escolas secundárias/ profissionais, centros de saúde/centros hospitalares; Comissão de Proteção a Crianças e Jovens – CPCJ; Rendimento Social de Inserção; Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP; Segurança Social…).

 

Consultoria a Pais, Encarregados de Educação, Professores, Conselhos de Turma, Pessoal não docente/Técnicos e Associações educativas (de pais e alunos).

 

QUAL O ENQUADRAMENTO LEGAL DA ATIVIDADE DO SPO?

A criação dos SPO foi consagrada na lei de bases do sistema educativo lei 46 -1986. As suas atribuições, competências estão definidas no decreto-lei nº 190/91, de 17/5, bem como a sua organização, funcionamento e constituição das equipas técnicas. Posteriormente foram acrescidas atribuições específicas:

  • Despacho conjunto 453-2004 – (Cursos de educação e formação)
  • Decreto – lei 3-2008 – (Educação especial)
  • Decreto-lei 137-2012 – (Autonomia, administração e gestão de estabelecimentos de ensino não-superior)
  • Decreto-lei 139-2012 – (Organização, gestão e desenvolvimento do currículo do ensino básico e secundário)
  • Lei 51 – 2012 – (Estatuto do aluno)
  • Portaria 292-A 2012 – (Criação e experiência-piloto dos cursos vocacionais)
  • Portaria 275-A 2012 (Ensino dos alunos com currículo específico individual)
  • Despacho normativo 24-2012 (Avaliação de conhecimentos e capacidade no ensino básico e secundário – reorientação do percurso escolar

 

QUEM SOMOS?

Neste momento os SPO contam com duas técnicas ao seu serviço. São elas a psicóloga dos quadros de escola Ana Caldeira e a psicóloga contratada Tatiana Fernandes Pereira.

 

ONDE NOS ENCONTRAMOS?

Os SPO encontram-se sedeados na escola Secundária D. Inês de Castro, apesar de também disporem de um Gabinete fixo nas diferentes Unidades Orgânicas, nomeadamente: E.B. 2,3 D.Pedro I; E.B. 2,3 de Pataias; E.B. Frei Estevão Martins e Centro Escolar de Alcobaça.

 

QUEM PODE RECORRER AOS NOSSOS SERVIÇOS?

Podem aceder aos SPO, livremente e de forma direta, os alunos, educadores, professores, encarregados de educação, pessoal não docente ou outros significativos que sintam necessidade de recorrer aos nossos serviços.

 

COMO ACEDER AOS NOSSOS SERVIÇOS?

As solicitações para avaliação ou acompanhamento psicológico obedecem ao preenchimento de formulário próprio a ser entregue no gabinete dos SPO, presencialmente ou via eletrónica, qualquer que seja o estabelecimento de ensino deste Agrupamento.

Em alternativa poderão contactar-nos pessoalmente em qualquer Unidade Orgânica, mediante marcação prévia, ou através do e-mail spo@aecister.pt

 

AUTONOMIA TÉCNICA E CIENTÍFICA

Os SPO regem o seu funcionamento conforme o estipulado no seu regimento (para consulta:aqui).

As psicólogas dos SPO exercem a sua atividade profissional de acordo com os princípios éticos estabelecidos no código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses, publicado na 2ª Série do Diário da República, a 20 de abril de 2011 (para consulta em:  https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/caodigo_deontolaogico.pdf)