Últimas Notícias

Semana da leitura na EB 1 de Alpedriz

11.04.2017 | Geral

O conhecimento e a fantasia de mãos dadas…


De 27 a 31 de abril, vivemos a semana da leitura na EB 1 de Alpedriz. No decurso da semana, incutimos nos nossos alunos o gosto e a alegria pela leitura. A mesma apresenta benefícios para as crianças como: a aprendizagem de novo vocabulário, usando corretamente a linguagem e escrita sem erros ortográficos. É importante não esquecer que ler é uma boa experiência, pois tenta “despertar” nas crianças o gosto pela descoberta, pelo conhecimento do mundo e dos demais.

Além disso, a leitura exercita o cérebro estimulando a memória e o conhecimento, permitindo despertar novos sentimentos e outros pontos de vista acerca das coisas.

Por outro lado, a leitura do livro fortalece a capacidade de concentração e atenção, e isso tem repercussão direta no seu rendimento escolar, dado que uma criança que lê bem, estuda melhor e, portanto, obtém melhores resultados escolares.

No entanto, não devemos esquecer que a leitura aumenta a curiosidade da criança, pois esta questiona mais, procurando informação e, consequentemente encontrando mais respostas.

Ao longo da semana, na nossa escola houve intercâmbio de poesia e os alunos leram poemas aos colegas da outra turma. Os pequenos poetas também deram largas à sua criatividade e após um trabalho de projeto, montaram dois ateliers de obras literárias previamente estudadas na aula. Na EB1 de Alpedriz, tudo o que foi atrás mencionado viveu-se intensamente por toda a comunidade escolar; é importante referir que foi uma semana bastante profícua e alegre.

Em suma, um livro será um amigo fiel para toda a vida. A criança que adquire o hábito pela leitura terá um companheiro onde poderá encontrar um refúgio ou consolo nos bons e maus momentos da sua vida.

 

Professora Dora Faustino

 

amaiorflor   histjoopateta
     
 ateliersdaleitura    cartazes