Desporto Escolar

O Programa do Desporto Escolar reforça os mecanismos que contribuem para a aplicação do princípio da autonomia das Escolas que tem vindo a nortear a ação do Ministério da Educação, em todos os diversos domínios da política educativa. Assim, o Projeto de Desporto Escolar deve integrar-se, de forma articulada e continuada, no conjunto de valores consagrados no Projeto Educativo e nos objetivos do Plano de Atividades da Escola, fazendo parte do seu Projeto Curricular.

Assim se dá cumprimento à Lei de Bases do Sistema Educativo (art.51º), complementando atividades curriculares dos diferentes níveis de ensino devem por ações orientadas para a formação integral e a realização pessoal dos educandos, no sentido da utilização criativa e formativa dos seus tempos livres.

O Desporto Escolar da qual o Agrupamento de Escolas de Cister faz parte integrante é um Projeto nacional de desenvolvimento desportivo que tem como objetivo dinamizar nas escolas as várias modalidades desportivas permitindo aos alunos inscritos nos grupos equipa participar nos quadros competitivos das várias fases. Todas as atividades do Desporto escolar obedecem ao regulamento Geral de Provas, o qual se aplica a todas as competições realizadas no âmbito do Desporto Escolar. Tem ainda por objetivo balizar a prática desportiva no âmbito do Sistema Educativo, procurando homogeneidade e coerência no quadro competitivo, tanto na fase Local como na Regional e na Nacional, seguindo naturalmente o Regulamento Específico, o Programa do Desporto Escolar e as regras oficiais.

O Desporto Escolar é o conjunto das práticas lúdico-desportivas desenvolvidas como complemento curricular e ocupação dos tempos livres dos alunos, num regime de participação voluntário, integrados no plano de atividades da escola.

O desporto escolar visa especificamente a promoção da saúde, da condição física e mental, a aquisição de hábitos e condutas motoras e sociais, bem como o entendimento do desporto como fator de cultura, estimulando sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade, devendo ser fomentada a sua gestão pelos estudantes praticantes, salvaguardando-se a orientação por profissionais qualificados.

As modalidades implementadas dependem da formação do professor responsável o qual dinamiza e promove junto da população escolar a modalidade. As modalidades implementadas são o badminton, as multiatividades, o voleibol, corta-mato, andebol e o Xadrez. A prática da modalidade facilita aos jovens inscritos, o aprofundamento do conhecimento sobre a prática do ensino-aprendizagem destas modalidades, promove a cooperação interescolas e o convívio entre os alunos/atletas, apoiando a implementação e organização de um circuito de provas/torneios ou concentrações nestas modalidades do desporto escolar.