Agenda

Sexta-Feira Santa

30 Março 07:00

Local: Agrupamento de Escolas de Cister

A Sexta-Feira Santa 2018 acontece no dia 30 de março de 2018.

É um feriado religioso que se celebra na sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, crucificação, morte e enterro de Jesus Cristo, através de diversos rituais religiosos.

Também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, é um feriado móvel. Celebra-se entre 22 de março e 25 de abril e serve de referência para outras datas, sendo a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de Primavera no hemisfério norte, ou o equinócio de Outono, no hemisfério sul, celebrado a 21 de março.

Na Igreja Católica este dia faz parte do Tríduo Pascal (composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Vigília Pascal, o período mais importante do ano litúrgico). A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo e é o único dia em que não se celebra a Eucaristia.

Tradições da sexta-feira santa

Uma das principais tradições dos católicos praticantes é a abstinência da carne, em respeito ao sacrifício de Cristo na cruz.

Pelas 15h faz-se um minuto de silêncio pela crucificação de Cristo. Algumas fábricas soam um alarme para sinalizar o momento da morte de Jesus Cristo.

Na noite de Sexta-Feira Santa a Igreja realiza a Via Sacra, uma oração que tem como objetivo levar os cristãos a meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo.



voltar