Agenda

Dia Europeu da Música

21 Junho 07:00

Local: Agrupamento de Escolas de Cister

O Dia Europeu da Música celebra-se a 21 de junho.

Foi o escolhido o dia tradicional do solstício de verão com o objetivo de trazer os músicos para a rua. O primeiro Dia Europeu da Música celebrou-se em 1982 em França, por iniciativa do ministro francês da cultura Jack Lang. Em 1983 reuniram-se 200.000 músicos, atolando ruas, praças e parques, tendo crescido a iniciativa de ano para ano pela Europa fora.

Neste dia os amantes de música desfrutam de descontos especiais em algumas lojas, que oferecem até descontos durante todo o fim de semana da efeméride. Os parques, as salas de espetáculos e os espaços culturais organizam também concertos (gratuitos em muitos casos) de celebração da música. Alguns hotéis e restaurantes também oferecem programas musicais especiais. Em 2015 atuaram mais de 15.000 músicos e realizaram-se mais de 1.000 concertos na Europa neste dia.

A música é um elemento essencial na vida de milhões de pessoas no mundo. Seja acompanhado ou sozinho, no Dia Europeu da Música deve ouvir (ou tocar) algumas das suas músicas preferidas. Partilhar os seus gostos musicais nas redes sociais para relembrar esta efeméride é outra sugestão de celebração para este melodioso dia.



voltar