Agenda

Dia Mundial do Professor

05 Outubro 08:30

Local: Agrupamento de Escolas de Cister

O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente no dia 5 de outubro.

O Dia Mundial do Professor homenageia todos os que contribuem para o ensino e para a educação da sociedade.

Este dia promove todos aqueles que escolheram o ensino como forma de vida e que dedicam o seu dia-a-dia a ensinar, crianças, jovens e adultos. A mensagem do Dia Mundial do Professor está na dignidade e na importância do professor na sociedade, como construtor de pessoas. Este dia do professor, um profissional que é na prática um pilar da sociedade, é um pouco ofuscado em Portugal pela comemoração da Implantação da República, na mesma data.

Origem da data

A data foi criada pela UNESCO em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental que os professores têm na sociedade e na instrução da população. No Brasil este dia celebra-se dez dias mais tarde, a 15 de outubro.

Hoje em dia continua a registar-se a falta de professores em vários países, especialmente nos países africanos. Em Portugal a colocação de professores costuma pecar por tardia e por confusa, mesmo em cima do início das aulas.

Todos os anos é divulgada uma mensagem especial para este dia pelos representantes da UNESCO, OIT, UNICEF, PNUD e Education International.



voltar